terça-feira, 29 de julho de 2008

tudo sobre a raposa do Artico

NOME COMUM: Raposa do Ártico.

NOME CIENTÍFICO: Alopex lagopus.

NOME EM INGLÊS: Arctic Fox

FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Carnivora

FAMÍLIA: Canidae

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: vive nas regiões mais setentrionais do hemisfério norte, incluindo continentes e ilhas através da Eurásia, América do Norte, Groenlândia e Islândia, cobrindo praticamente toda a região ártica.

HABITAT: Encontrada principalmente na tundra ártica e alpina, e também próximo ao litoral.

HÁBITOS ALIMENTARES: É um animal caçador e oportunista, comendo praticamente qualquer animal, vivo ou morto. Tem uma preferência por pequenos mamíferos, mas também come insetos, frutas, carniça, e todo tipo de restos alimentícios deixados pelos homens. Geralmente, sua dieta de inverno inclui invertebrados, pássaros marinhos, peixes e focas. As populações que vivem mais no interior, têm uma dieta rica em lemingues. Durante os meses de verão, quando há mais alimentos disponíveis, a Raposa do Ártico costuma armazenar comida em seus esconderijo para usar mais tarde.

Seu estômago é excelente: digere qualquer presa. Além disso, pode suportar longos períodos de jejum.

TAMANHO: 53 a 55 cm. A cauda mede por volta de 31 cm e tem de 25 a 30 cm de altura.

PESO: 3,1 a 3,8 kg.

PÊLO: Os pêlos são compridos e sedosos. Ela possui pêlos inclusive nas solas dos pés. A cor de sua pelagem funciona como uma verdadeira camuflagem. Na evolução da espécie, houve uma mutação que permite à Raposa do Ártico variar a cor de sua pelagem de acordo com a estação do ano: acinzentada ou acastanhada no verão, torna-se branca no inverno. A mudança começa na região da cauda, avançando para a parte anterior.

PELE: A pele da raposa também é um ótimo isaolante térmico que lhe possibilita viver a temperaturas baicas, como -50º C.

TEMPO DE VIDA: 13 a 14 anos

PERÍODO DE GESTAÇÃO: 51 a 54 dias.

NÚMERO DE FILHOTES: O número de filhotes varia de acordo com a quantidade de comida disponível, especialmente lemingues. Normalmente nascem de 5 a 11 filhotes, mas este número pode chegar a 20 em situações ideais.

REPRODUÇÃO: A Raposa do Ártico é monogâmica e normalmente os casais permanecem juntos por toda a vida. Os filhotes são amamentados de 8 a 10 semanas e atingem a maturidade sexual com apenas 10 meses. O macho auxilia na alimentação dos filhotes. Que caçador distrído deixaria de notar esta belíssima presa de pele branca caída no chão gelado? Um passarinho se aproxima para dar uma olhada. Numa fração de sengundo, o falso defunto levanta. Um bote, e o bibsbilhoteiro imprudente foi apanhado e engolido. Este é apenas um dos muitos truques que a raposa-do-Ártico usa para conseguir seu alimento nas terras gelas do sul do Canadá, da Gorenlândia e da Sibéria.
As Raposas do Ártico vivem uma vida nômade. Freqüentemente formam pequenos bandos para varrer o campo em busca de comida. Este grupo é composto por um macho adulto, a prole, e duas fêmeas - uma delas normalmente é de uma cria anterior e permanece para ajudar a criar a nova prole. Escavam cavernas na tundra aberta ou em regiões rochosas. Estes esconderijos têm de 4 a 8 entradas e um sistema de túneis cobrindo cerca de 30 metros quadrados. Muitas destas cavernas vem sendo utilizadas por centenas de gerações de raposas.

Nenhum comentário: