terça-feira, 29 de julho de 2008

tudo sobre o pangolim

Nome Comum: Pangolim chinês, paangolim gigante e pangolim arborícola
Nome em Inglês: Common pangolin, giant pangolin, tree pangolin
Nome cientíco: Common pangolin (Manis temminckii), giant pangolin (Manis gigantea), tree pangolin (Manis tricuspis)
FILO: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Pholidota
Familia: Manidae
Tamanho : 0,68 to 1,06 m (common pangolin)
Peso: 13 to 18 kg (common pangolin)
Tempo de vida: 20 anos
Distribuição geográfica: Zonas tropicais da Ásia e África
Habitat: Florestasa densas e savanas
Alimentação: Insentivoro. Se alimenta principalmente de formigas que captura dentro dos formigueiros com a sua longa língua viscosa.
Gestação: 5 meses. Um ou dois filhotes por vez.
Predadores: Leopardo, hienas e humanos
Características Físicas : Ausência de dentes e corpo coberto de escamas córneas.
São os únicos representates da família Manidae e ordem Pholidota. A ordem é muito antiga, com representantes fósseis datando do Eoceno na Europa (Eomanis, do Eoceno Médio alemão, em Messel), América do Norte (Patriomanis) e Ásia (Cryptomanis gobiensis, do Eoceno superior da Mongólia).
O Povo da China e da India há muito tempo chama o pangolim de peixe da floresta, pois sua aparência é muito estranha para um mamífero.
É quase completamente coberto de grandes escamas córneas, ligadas à pele como se fossem unha e dispostas umas sobre as outras como telhas num telhado. É o único mamífero com esse tipo de proteção, tão dura que chega a arranhar alguns metais. Lentos e desajeitados, os pangolins seriam presa fácil para os carnívoros se sua armadura não fosse bastante resistente para protegê-los. Como o tatu-bola e o ouriço, o pangolim pode enrolar-se totalmente e assim fica protegido dos predadores.
Existem 7 especies desse estranho mamiferos, 4 na Africa e 3 na Ásia, todas elas semelhantes em aparência e hábitos. O pangolim- de- cauda- comprida é essencialmente arborícola e vive nas planícies do sul e leste da África. O pangolim-de-cauda-curta, também chamado de pangolim-indiano, vive em pares na Índia e em Sri Lanka.
É um animal sossegado. Dorme numa toca profunda durante o dia e se alimenta à noite, principalmente de cupins e formigas, que apanha com sua língua comprida e pegajosa.

Nenhum comentário: