terça-feira, 29 de julho de 2008

tudo sobre o Feneco argelino

NOME COMUM: Feneco argelino


NOME CIENTÍFICO: Vulpes zerda anteriomnte era Fennecus zerda


NOME EM INGLÊS: Fennec Fox ou Desert Fox


NOME EM ESPANHOL: zorro, zorrito


NOME EM FRANCÊS: fennec, renard des sables


NOME EM ALEMÃO: Fennek, Wstenfuchs,


NOME EM SUECO: fennek, rkenrv


NOME EM DINAMARQUÊS: rkenrv


NOME EM ISLÂNDES: tfa, refur


NOME EM ÁRABE: tha`lab saharawi


FILO: Chordata


CLASSE: Mammalia


ORDEM: Carnivora


FAMÍLIA: Canidae


COMPRIMENTO: 40 cm, mais de 25 cm de cauda


ALTURA: 20 cm.


ORELHAS: 15cm


PESO: 1,5 kg


TEMPO DE VIDA: 15 anos


NÚMERO DE FILHOTES: 2 a 5 filhotes


MATURIDADE SEXUAL: por volta de ....


PERÍODO DE GESTAÇÃO: 51 dias.


REPRODUÇÃO: A estação de procriação normalmente é janeiro a março. Depois de aproximadamente 51 dias de gestação, uma fêmea dá à luz de 2-5 filhotes.
Ela mantém o macho do lado de fora até que os filhotes estejam um pouco maior. Os filhotes, durante o primeiro mês de vida, se alimentam apenas do leite materno. Normalmente as fêmeas criam apenas uma vez por ano. Duas crias no ano é raridade.
HÁBITOS: Animal de hábitos noturnos
ALIMENTAÇÃO: Durante a noite caça pequenos roedores, insetos (como, por exemplo, gafanhotos), lagartos, pequenas aves e ovos, além de algumas plantas.
Acomida no deserto é rara, e por isso quase todas as formas de vida de lá servem de alimento para o feneco, salvo quando se trata de um animal mais forte que ele.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: Freqüenta o Saara, no sul da Argélia e da Tunísia. Também é encontrado no Egito, na região do Sinai, e no Oriente Médio.
HABITAT: regiões desérticas, semidesérticas e montanhosas do Norte de África e da Península Arábica
STATUS: Os fenecos não são animais ameaçados mas o comércio deve ser controlado para a própria sobrevivência da espécie. São caçados freqüentemente por humanos, entretanto não causa dano direto a interesses de humanos. Como outras raposas, sua pele é utilizada por pessoas e pelos indígenas do Saara e Sinai.
CARACTERÍSITICAS: O feneco é um animal de pequenas dimensões, apesar de ter orelhas de cerca de 15 cm, para perder facilmente calor. O feneco é a menor das raposas existentes. O peso máximo que chega a atingir é de 1,5 kg. Chega a medir 20 cm de altura e 40 de comprimento. A cauda pode medir até 15 cm e o seu pêlo tem cor de areia para ajudá-lo a se esconder no deserto. Outra utilidade de seu pêlo é ajudar o feneco a refletir os raios de sol durante o dia e conservar o calor durante a noite. Além disto, os dedos das patas são protegidos do calor da areia por uma camada de pelos.
Quando o sol se põe sobre o deserto tranqüilo, um pequeno carnívoro bege empina suas orelhas compridas e pontudas. Antes estava observando silenciosamente. Agora chegou a hora de caçar. Se um lagarto chegar perto, o ataque será fatal; a vitima é apanhada de um pulo e morta com uma dentada. A excelente visão do feneco lhe permite atacar rapidamente roedores, aves e répteis que se aventuram em um território. Diversos fenecos de uma mesma região podem comunicar-se por meio de sons que não são audíveis para outros animais.O feneço é considerado a única espécie de raposa que pode ser mantida como pet. Embora não pode ser considerado domesticado, pode ser mantido em ma classificação doméstica semelhante aos cães e gatos. Nos Estados Unidos e Canadá há uma comunidade relativamente estabelecida de criadores e donos de fenecos. Eles são amigáveis com estranhos e com outros pets da casa porém, são extremamente ativos e é preciso muita atividade para que gaste toda energia que possui. Além disso, ele tem o hábito de esconder comida e escavar mobília para construir um ninho.
Sua velocidade e agilidade (eles podem saltar quatro vezes o próprio comprimento de corpo), junto com o instinto de perseguição natural que eles possuem, fazem do feneço um potencial fugitivo. Como ele é capaz de cavar 6 metros em uma noite (no ambiente narutal), se for mantido ao ar livre as cercas devem possuir vários metros para debaixo do chão. Se escaparem, os fenecos são extremamente difíceis de se recaturar.
A legalidade de possuir um feneço varia através da jurisdição de cada país. Também, sendo considerado um animal exótico, não são todos os veterinários que sabem como tratar em caso de doença.